segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sobre Shampoos ....


1. Shampoo anti queda funciona?
Sim, quando os casos de queda se devem ao fato do couro cabeludo estar repleto de oleosidade, entupindo o bulbo capilar, não permitindo que os fios recebam oxigênio e demais itens necessários, provocando assim sua queda, o shampoo anti-queda é indicado, pois o mesmo irá retirar todas as impurezas dos poros capilares.

Geralmente, esse tipo de shampoo é composto por elementos refrescantes como o broto de bambu, hortelã entre outros, que proporcionam uma extrema sensação de limpeza e refrescância.

2. O que é Ph do shampoo?
O significado deste termo quer dizer fator de hidrogênio que regula a acidez e a alcalinidade de qualquer substância na natureza. No caso dos cabelos, esta tabela tem um índice de 0 a 12, sendo que o fator de equilíbrio de um fio saudável tem que estar entre 5,5 e 6,5. O mesmo vale para os shampoos.

3. O que significa shampoo sem sal?
O sal, nos shampoos, é representado pelo sódio e tem a função espessante, isso significa que quanto mais grosso for um shampoo, mais sódio ele vai contem.

O que ocorre é que em alguns casos, o sódio resseca muito os fios, causando a perda do brilho natural, deixando-os quebradiços e sem vida. Geralmente, shampoos sem sódio costumam ser de espessura lisa e fininha e indicado, principalmente, para cabelos com algum tipo de alisamento (escova progressiva, definitiva e relaxamento).

4. Shampoo hidrata?
Não. O shampoo tem a função de higienizar (limpar). É um tipo de detergente e/ou sabão que elimina a sujeita e oleosidade excessiva do couro cabeludo e dos fios.

Geralmente, o que ocorre nas fórmulas dos shampoos é a colocação de substâncias que eliminam o ressecamento dos fios, como a cocoamida, extraída do coco, e os parabenos, derivados do silicone. Alguns tipos de shampoos têm condicionantes em sua fórmula, que proporciona maciez às madeixas, porém a principal função de um shampoo, seja qual for o tipo, é LIMPAR!

5. Adicionar receitas caseiras no shampoo é bom para o cabelo?
Mal não irá fazer, mas o que pode ocorrer é que a fórmula do produto perderá sua identidade e até o seu efeito, porque algumas substâncias reagem em contato com outras de maneira aleatória, ou seja, sem controle e isto pode causar irritações no couro, alergias, urticárias, além de perder seu efeito de assepsia.

6. Quais as diferenças entre shampoos para cabelos normais, oleosos e secos?
A principal diferença entre os três tipos é a sua intensidade de detergência, ou seja, quanto o shampoo tem poder de adstringência.

No caso do shampoo para cabelos normais, o mesmo possui elementos detergentes em níveis razoáveis, pois fará uma limpeza mais suave. O para cabelos secos, na sua fórmula possui elementos que evitam retirar as fibras capilares -queda – dos fios nas lavagens, pois sempre acontece quando esfregamos os fios nas lavagens, já que os itens espumógenos desse tipo de shampoo são mais fracos.

Em shampoos para cabelos oleosos é o inverso que ocorre: este produto tem grande poder de detergência, grande espumosidade e aderência nas fibras capilares, retirando todas as impurezas dos fios e do couro cabeludo, foi a partir deste tipo de shampoo que as indústrias criaram o shampoo de limpeza profunda.

7. É verdade que o cabelo se acostuma com o shampoo?
Não, o que ocorre é que o shampoo passa a exercer um fator de limpeza em todas as lavagens, fazendo com que a pessoa se acostume com ele.

8. Shampoo infantil deve ser usado até que idade?
Até a idade em que ele faça seu efeito, em algumas crianças, isso é mais demorado. Em outras, é mais rápido o amadurecimento, tendo então que se utilizar shampoos de adultos.

9. Colocar anticoncepcional no shampoo funciona?
Não, isso é meramente lenda.

10. Shampoo 2 em 1 funciona?
Em alguns casos sim, principalmente em cabelos menos oleosos ou desgastados.

11. Ao lavar os cabelos, quantas vezes são necessárias aplicar o shampoo?
Em média, duas vezes por lavagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário